quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Bolo de chocolate

O bolo é uma das preparações mais importantes da confeitaria, pois é base ou etapa essencial para diversas receitas, é muito versátil - podendo ser consumido sem calda, com cobertura, recheio, assado em diversos tamanhos e formatos diferentes - e, além disso, agrada com facilidade. 

Seja para tomar com um café, suco ou refrigerante ou em suas inúmeras versões recheadas e confeitadas, um bolo fofinho e saboroso é um grande atrativo.

A palavra bolo faz referência ao formato circular (bola) desde o império romano, mas, com o tempo, o bolo passou a ter outros formatos, que são definidos de acordo com a finalidade de cada bolo.

O bolo surgiu no Egito antigo¹ e o chocolate é típico da América do Sul. A junção dos dois se deu em 1674, quando adicionaram cacau à massa do bolo, resultando, desse modo, em um bolo de chocolate. A partir de então, o número de preparações de bolo com chocolate e variações só cresceu. Hoje, é praticamente impossível imaginar o mundo gastronômico sem essa combinação.

E não há muito mistério no preparo de uma massa de bolo: basta ter técnica, atenção e esmero.

Aprenda a seguir como fazer um delicioso bolo de chocolate. 

Ingredientes:
250g de farinha de trigo
250g de açúcar refinado
150ml de leite
125g de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos em temperatura ambiente
40g de chocolate em pó
10g de fermento químico
Manteiga e farinha de trigo suficiente para untar e polvilhar a forma.

Modo de preparo: 
Faça um creme fofo, claro e homogêneo, batendo em velocidade média na batedeira os ovos, a manteiga e o açúcar por cerca de 10 minutos.

Unte a forma com manteiga e polvilhe-a com farinha de trigo (retire o excesso de farinha da forma). 

Dissolva o chocolate em pó no leite. Peneire a farinha de trigo.

Retire o creme da batedeira e vá adicionando aos poucos, intercalando, pequenas quantidades de leite com chocolate em pó, a farinha de trigo e também o fermento.  Incorpore delicadamente com auxílio do fouet (sem bater), fazendo movimentos giratórios de baixo para cima. Transfira a massa com cuidado para assadeira untada. 

Asse a 170ºC por cerca de 45 minutos. O tempo irá variar de acordo com o forno. 

Dicas:
  • Caso queira uma massa fofa e aerada, não bata a farinha de trigo na batedeira nem mexa demais após adicioná-la ao creme batido;
  •  Se quiser nivelar a massa na assadeira, use uma colher ou espátula (nunca bata a forma com massa contra a bancada);
  • Caso a farinha de trigo não possua fermento, adicione 10g de fermento em pó químico;
  • Não é necessário fazer claras em neve caso vá utilizar fermento químico na massa do bolo: o fermento será responsável por tornar a massa leve;
  • Massas cremosas assam melhor e mais rápido do que massas líquidas, portanto, não adicione líquido demais à massa.
Dicas para saber se a massa do bolo já está assada: 

1.Fure o bolo (alguma parte que fique próxima ao meio da massa) com um palito: Se o palito sair limpo, é porque a massa já assou;

2.Toque delicadamente com as pontas dos dedos na superfície do bolo para sentir se ele ainda está mole ou se já ficou macio e/ou criou uma crosta crocante: Caso esteja macio (e no teste 1 o palito tenha saído limpo), já pode desligar o forno e retirar o bolo. Porém, caso preferir, pode deixar alguns minutos a mais, para que a superfície seque mais, formando aquela casquinha crocante maravilhosa! 

(¹) A história do bolo se mistura com a história do pão - na antiguidade, o bolo era uma espécie de pão doce e redondo, feito com frutas e xarope - , foi o tempo o responsável por diferenciar os bolos dos pães. 
Referências: Bases de confeitaria profissional, bbel, fleishmann e acervo pessoal.

5 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...