domingo, 26 de janeiro de 2014

Suspiro sabor morango

A partir do merengue, é possível fazer inúmeras preparações, sendo uma das mais famosas o suspiro.

Veja, a seguir, a receita do suspiro de morango.

Ingredientes: 
3 claras
180g de açúcar de confeiteiro peneirado
Refresco em pó sabor morango

Modo de preparo: 
Bata  na batedeira em velocidade média as claras, até que dupliquem de volume e formem picos. Tenha cuidado para não deixar qualquer resquício de gema, pois isso impedirá a formação da clara em neve. 

Quando as claras estiverem firmes o suficiente (verifique se as claras estão no ponto virando lentamente o recipiente de modo que a parte de cima fique virada para baixo - as claras, no ponto correto, não escorrem nem caem do recipiente) acrescente o açúcar de confeiteiro e bata novamente na batedeira, agora, por pouco tempo - suficiente para incorporar. 

Acrescente o refresco em pó sabor morango e misture com um fouet ou espátula para que se dissolva bem no merengue. Forre uma forma com papel manteiga e unte-o com manteiga. Com auxílio de um saco e de bico de confeitar (sugiro perlé ou pitanga), faça suspirinhos, deixando espaço entre eles na forma.   

Leve para assar em forno pré-aquecido. Como a intenção é desidratar o merengue, é importante respeitar o tempo e a temperatura. O tempo de forno variará de acordo com o tamanho do suspiro. Em média, gasta-se uma hora e meia para assar suspiros. A temperatura ideal para os suspiros secarem é de 100ºC - caso seu forno não atinja essa temperatura, deixe a porta do forno entreaberta. A baixa temperatura é importante para que o seus suspiros sequem adequadamente dentro e fora - temperaturas mais altas secam por fora, mas não assam bem por dentro. 

Para saber se os suspiros estão prontos, retire um dos suspiros do forno e deixe-o ficar em temperatura ambiente. Observe se ele murcha ou se ainda está mole. Então prove. Ele não deve ter textura "puxa-puxa". Ele deve ser crocante e sequinho. E lembre-se: o suspiro não precisa ficar dourado por fora. Retire do forno e remova os suspiros com cuidado do papel manteiga. 

Espere esfriar e sirva! 


Fica uma delícia! 

Referências: bem paraná, Técnicas de confeitaria profissional e acervo pessoal.

2 comentários:

  1. gostei muito do seu blog, fiquei feliz pois vç fala a língua da gastronomia,parabéns.....

    ResponderExcluir
  2. procurava algo desse timo pois sou aluno de gastronomia e sempre faço pesquisas , amei seu canal,parabens.....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...