Aprenda aqui como escolher bem seus ingredientes para extrair o melhor sabor de cada item e ter receitas cada vez mais
deliciosas.
Regras gerais:
- As frutas devem possuir casca brilhante e sem manchas;
- Não podem ter furos, buracos ou partes amolecidas na superfície das frutas;
- A cor típica de cada fruta é um indicativo do seu teor de amadurecimento – conhecer cada cor é o ideal.
Por tipo:
- Abacate: Escolha os mais pesados, com textura firme e levemente resistente ao toque. Ao balançar a fruta, é possível notar que o caroço está solto dentro – isso indica que o abacate está maduro. Se a casca estiver com manchas marrons de tamanho grande, porém, ainda brilhante, indica também bom grau de amadurecimento.
- Abacaxi: As folhas da coroa devem se soltar com facilidade. A cor de sua casca deve ser amarelada, indicando que está maduro. Sua textura deve ser firme, nunca mole.
- Banana: As bananas maduras se soltam da penca com facilidade. Os cabos que as prendem à penca estando amarelos são indicadores de que a banana está madura. Essa fruta deve ter manchas pretas em sua casca, indicando amadurecimento. Ao toque ela é macia, porém delicada, ainda demonstrando sutil firmeza. Bananas moles ou com muitas manchas escuras estão maduras demais ou passadas.
- Laranja: As laranjas devem ter casca porosa, sem manchas e brilhante. Quanto mais pesada for a laranja, maior a quantidade de suco.
- Limão: Aperte levemente os limões – se eles cederem, é porque há sumo suficiente.
- Maçã: As maçãs devem ser bem firmes, de casca lisa e brilhante, sem manchas e sem machucados em sua superfície. Mesmo que a cor da casca oscile entre amarelo e vermelho, observa-se que ao toque ela é toda firme.
- Manga: Escolha mangas sem linhas líquidas grudentas em sua casca. A cor dependerá da variedade. A manga deve ser macia ao toque, nunca mole demais. Não deve possuir mancha ou furo em sua casca.
- Maracujá: Escolha os maracujás lisos, com casca lisa, sem furos ou manchas em sua superfície. Ao apertar levemente com os dedos a extremidade oposta ao cabo, ela deverá ceder, indicando que a fruta está no ponto de ser utilizada.
- Melão: Ao apertar as extremidades com a ponta dos dedos, é possível sentir que ela afunda levemente. Ao balançar o melão, é possível notar que as sementes estão soltas. As duas dicas indicam que o melão está pronto para o consumo. Não comprar caso a casca apresente manchas, rachaduras ou buracos.
- Melancia: A melancia madura faz um som oco. Bata na casca da melancia, caso o som seja oco, indica que a melancia está ótima para o consumo. Escolha melancias de casca verde.
- Morango: Escolha morangos pequenos, pois os grandes possuem menos sabor. Os frutos devem ser de cor vermelho uniforme, sem partes amolecidas e levemente firmes ao toque. Os morangos tendem a adquirir mofo, portanto, nunca compre caso veja manchas brancas nessa fruta.
- Pera: Escolha frutos sem manchas, sem buracos, sem afundamentos na casca, com casca brilhante e lisa. Em contato com as mãos, nota-se que a pera é firme, nunca mole.
- Uva: Compre uvas em cachos, nunca soltas. Elas não devem se soltar com tanta facilidade dos galhos. O caule que une as uvas deve ser flexível. A casca deve ser brilhante, uniforme e lisa. Os tamanhos devem ser razoavelmente regulares e a textura macia, porém firme.
- Tangerina: A casca deve ser brilhante, não podendo conter furos ou partes amolecidas. Se possível, opte pelas tangerinas que ainda possuem cabo e folha.
Leia também: Como selecionar vegetais.
Referências: Professoras na cozinha e acervo
pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário