terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Tarê ou Teriyaki

Tarê significa molho em japonês (portanto, dizer molho tarê é o mesmo que falar "molho molho").

A palavra teriyaki pode ser dividida para melhor tradução, onde o termo teri significa brilho e yaki significa grelhar. O teriyaki é exatamente o molho utilizado na preparação de grelhados, os yakis, que confere brilho, suculência e sabor à preparação.

Aqui, no Brasil, tanto tarê como teriyaki indicam basicamente a mesma coisa: molho encorpado, adocicado (porém ainda salgado), brilhante e saboroso, que é costumeiramente preparado com shoyu, açúcar, saquê e saquê culinário, aceitando também em seu preparo caldo do peixe bonito (o dashinomoto) e alga kombu, que agregam sabores especiais ao molho.

A função desse molho é primordialmente agregar suculência durante o preparo de grelhados, dando um resultado final muito interessante. Porém atualmente são utilizados também como molhos que acompanham preparações como os sushis de skin (pele de salmão frita) e hot-roll¹.

É um molho versátil que combina também com outros pratos.

Aprenda a fazê-lo agora - é rápido e fácil de fazer!

Ingredientes:
250g de açúcar
200ml de molho shoyu
150ml de saquê culinário (Mirin)
90ml de saquê (Kirin)
q.b. de hondashi²

Modo de preparo: 

Em uma panela, coloque o açúcar e espere-o derreter - não mexa. Então junte os demais ingredientes e incorpore-os. Deixe em fogo médio até o molho se tornar delicadamente espesso, sem exagero. Espere esfriar e utilize-o.

Esse molho é ótimo para preparar grelhados de carne bovina, frango e  peixe. Também há bons resultados como molho para sanduíches e para dar ainda mais sabor ao sushi.


(¹)  Hot-roll é o sushi tipo hossomaki que é empanado e frito.
(²)O hondashi é o tempero industrializado à base do peixe bonito - é a forma mais fácil de agregar o sabor do dashinomoto nas preparações feitas no Brasil.
Referências: Livro Sushiman e washoku.

Um comentário:

  1. gosto de fazer um cupim na pressão com ele ,fica muito bom :) .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...