quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cheesecake de framboesas

Cheesecake é um prato delicioso, fenomenal, sensacional. Uma verdadeira explosão de sabores na boca!

O primeiro cheesecake surgiu  em 776 a.C., na Grécia. Fonte de energia, os cheesecakes eram servidos aos atletas durante os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. Apesar de sua longa existência, a primeira receita desse doce só foi escrita em 230 a.C.. Posteriormente, os romanos serviram cheesecake aos deuses, na intenção de acalmá-los. E esse doce tão querido passou também pela França e, então, chegou aos Estados Unidos.

O cheesecake é muito versátil: mesmo com grande variação de ingredientes, ainda mantém sua personalidade. Algumas receitas são feitas com biscoito, outras, com massa sucrée; há uma boa variedade de queijos¹ que podem ser utilizados na confecção da camada intermediária. Essa camada também apresenta variações, como o caso do ovo, que pode ou não estar na receita. Outro ingrediente que varia de acordo com a receita, podendo ou não aparecer, é a gelatina. E mais, dependendo de sua composição, o cheesecake pode ou não ir ao forno! Além disso, sua cobertura pode ser composta por inúmeras opções, que variam em textura, aroma e sabor. São caldas, chocolates, doce de leite, caramelo, geleias, compotas, cremes, entre outros. E, se formos pensar nas opções de frutas², a quantidade de possibilidades aumenta ainda mais.

A seguir, apresento uma boa receita de cheesecake de framboesas.

Receita:

A.Massa sucrée:
Ingredientes:
250g de farinha de trigo
125g açúcar de confeiteiro
125g de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal
½ colher de café de essência de baunilha³

Modo de preparo:
Em um bowl4, misture a farinha de trigo, o sal, o açúcar e a manteiga com auxílio das mãos. Incorpore o ovo e a essência de baunilha. Embale em filme de PVC e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
Ao final do tempo, forre uma forma de fundo falso com a massa. Asse a 180°C até que fique levemente dourada.

B.Recheio (camada intermediária):
Ingredientes:
400g de cream cheese
300g de leite integral
2 ovos
100g de açúcar
20g de farinha de trigo
1 colher de café de essência de baunilha

Modo de preparo:
Com auxilio de um fouet5, incorpore levemente o cream cheese e os ovos. Então, acrescente o açúcar, a farinha, o leite e a essência. Misture para homogeneizar e leve para assar sobre a massa sucrée pré-assada. O tempo médio para que fique firme e levemente dourada é de 20 minutos.

C.Coulis de framboesa:
Ingredientes:
250g de framboesas frescas ou congeladas
50ml de água
70g de açúcar

Modo de preparo: 
Misture a água e o açúcar e espere que o açúcar derreta. Acrescente as framboesas e misture delicadamente. Teste o ponto da calda pingando uma gota dela dentro de um copo com água fria (ela não deve ficar dura).

D.Montagem: Quando a massa sucrée e o recheio estiverem assados, retire do forno e cubra com o coulis de framboesa.


E aí? Ficou com água na boca?

(¹) Cream Cheese, Mascarpone, Ricota, Minas,
(²)Outras sugestões de frutas para a cobertura: goiaba, morango, amora, mirtilo, maracujá, manga e abacaxi.
 (³) Para um resultado mais saboroso e aromático, faça sua própria essência de baunilha natural, colocando 2 favas de baunilha em 100ml de vodca (quanto mais tempo as baunilhas ficarem em contato com a vodca, mais elas soltarão cor e sabor. Deixe por pelo menos um mês apurando antes de usar).
(4) Bowl: Utensílio redondo, de materiais variados, utilizado como recipiente para diversos ingredientes e também como utensílio auxiliar na execução de receitas. 
(5)Fouet: Utensílio utilizado para bater, misturar, aerar e homogeneizar diversas preparações.
 Referências: Apostila Senac SP, Site do cheesecake.com e site do cpt.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...