quarta-feira, 17 de julho de 2013

Polpetone

O polpetone foi criado no século XIV, na Itália. Era um prato popular feito pelas mulheres para servir suas famílias.

Há relatos de que o polpetone foi inventado com o objetivo de aproveitar sobras de carnes, adicionando ervas e pão, garantindo a refeição das famílias italianas.Com o tempo, os regionalismos foram influenciando a forma como esse prato era preparado, gerando diferenças oriundas da personalidade de cada lugar. Em Nápoles, ao sul da Itália, o polpetone é recheado com ovos, presunto, salame, linguiça. Já na Puglia, também ao sul, esse prato é recheado com vegetais.

Posteriormente, passou a ser apreciado pelas camadas sociais mais privilegiadas. A primeira receita de polpetone apareceu no Libro novo, no ano de 1557, onde o chef e professor de gastronomia CristoforoMessinburgo relatava que seu preparo deveria ser grelhado.

Atualmente, o polpetone possui muitas variações, tanto no modo de preparo, como nos recheios e acompanhamentos. Quanto ao modo de preparo, tradicionalmente é frito ligeiramente e, então, é cozido no fundo de carne e no molho de tomate. Porém, no Brasil, é comum fazê-lo assado no forno. O resultado italiano é mais suculento e macio, enquanto o brasileiro é um produto mais dourado, sequinho e com presença de notas tostadas.

Os recheios mais comuns para polpetone são os queijos.

Massas, purês, grãos cozidos e tubérculos são alguns exemplos de acompanhamentos adequados para essa preparação. 

O polpetone pode ser grosseiramente comparado com uma almôndega, mas em tamanho maior e de formato similar ao do hambúrguer.

A seguir, uma receita de polpetone preparado no forno!

Ingredientes:
1kg de coxão mole moído e fresco
400mL de molho de tomate
250g de queijo mussarela ou prato
2 pães franceses sem casca
200g de cebola brunoise¹
50 mL de leite integral
7g de alho picado
Ervas desidratadas
Azeite
Sal
Pimenta do reino em grãos recém moída

Modo de preparo:
Tempere a carne com sal, a pimenta do reino, as ervasdesidratadas, a cebola e o alho. Rale o pão e regue com o leite. Adicione o pão na carne moída e misture. Modele 16 discos de carne temperada. Coloque uma fatia de queijo sobre um dos discos e cubra com outro disco de carne, fechando as bordas. Acerte as laterais com auxílio das mãos ou de um aro de metal.
Unte uma forma com azeite e uma concha de molho e acrescente os polpetones modelados. Asse em forno médio pré-aquecido até que fiquem dourados. Retire do forno, acrescente molho de tomate e mais uma fatia de queijo. Sirva quente.

Opcionalmente, sirva com fettuccine ao molho de tomate (ou o acompanhamento que você preferir).


Bom apetite!

Na Itália, o polpetone é sinônimo de comida caseira, bem preparada, temperada de acordo com as tradições de família transmitidas pelas mamas. Atualmente, é comida em restaurantes e cantinas italianas e já existem muitas receitas que são preparadas inclusive no Brasil!

(¹) Brunoise: corte em pequenos cubos de 2mm a 2,5mm.
Referências: site gourmetbrasilia, site comidasebebidasuol e acervo pessoal. 

Um comentário:

  1. Gostaria de saber onde foi tirado essas informações. Referência.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...