domingo, 28 de julho de 2013

Abacate

O Abacate, cujo nome científico é Persea americana, é uma fruta de formato piriforme, às vezes, redondo de casca brilhante, que pode ser lisa ou áspera. Sua cor predominante é verde, que varia de acordo com o estágio de maturidade desse fruto. 

Quando bem maduro, sua casca pode desenvolver cor castanho-escura. Sua polpa se destaca por uma cremosidade incrível, lembrando uma textura amanteigada invejável. Esse aspecto cremoso se dá devido à presença de gordura monoinsaturada em sua composição. Possui um grande caroço em seu interior.

Quando maduro, sua polpa passa de verde a tons mais amarelados e a polpa torna-se macia, ficando fácil de removê-la da casca. A polpa do abacate escurece rapidamente quando exposta ao ar, portanto, deixe para cortá-lo somente na hora de preparar. Caso precise cortá-lo, pincele suco de limão na superfície exposta e embale com filme de PVC.

O abacate só amadurece depois de retirado da planta, portanto, é normal comprá-lo ainda verde e aguardar seu amadurecimento. Ao apertar sua superfície, um abacate maduro demonstra estar levemente macio e com o caroço solto. Outra forma de saber se o abacate está no ponto para o consumo é tentando retirar a base do talo: se sair com facilidade, está maduro e apto para o consumo.

É fácil encontrar abacate no Brasil durante todo o ano, especialmente no período de fevereiro a maio. O Brasil é um dos maiores produtores dessa fruta, além disso, recebemos abacate que vem do México.

Então, como utilizar essa abundância de abacate nas nossas preparações? Fazer vitamina, criar texturas em cremes com chocolate, preparar sorvete, complementar vinagrete, colocar pedacinhos na salada, fazer guacamole... e o que mais vier à tona!

Referências: Livro Ingredientes, Livro Segredos de cozinha e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...