quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Espaguete ao molho pesto

Quando desejo um molho de sabor incomparável, que seja rápido de preparar, que apresente aroma marcante, com predominância de ingredientes frescos, saudáveis e naturais em sua composição, é o molho pesto que me vem à cabeça. 

Tradicionalmente o pesto é preparado no pilão, que em italiano significa pestello. Mas o termo pesto é derivado da palavra da língua italiana pestare, que é sinônimo de algo próximo a amassar, moer, e também triturar.

Mas nem sempre esse molho, que foi criado em Gênova, na Itália, era chamado de pesto. No século XIX, período de seu surgimento, o pesto era conhecido como batuto o sapore all'algio.

O pesto é um molho que utiliza manjericão fresco, por isso é importante que não vá ao fogo, pois as folhas frescas são delicadas e perdem sua cor, sabor e aroma com muita facilidade. Além das folhas de manjericão cruas, o pesto contém dentes de alho, azeite de oliva, queijo parmesão (ou também o pecorino) e pinolis, que são um tipo de oleaginosa comum na região do mediterrâneo.  

As pinolis são bastante caras no Brasil, sendo R$250,00 o preço médio por quilo dessa oleaginosa. Por esse motivo, o pesto feito em território brasileiro costuma ter castanhas de caju, amendoins e outras oleaginosas menos caras.  

Aprenda a fazer um delicioso molho pesto para servir com espaguete!


Ingredientes:
220g de espaguete
200ml de azeite
100g de castanha de caju
70g de queijo parmesão ou pecorino ralado
3 dentes de alho
1 maço de manjericão
Sal q.b.

Modo de preparo:
Faça o pesto utilizando um pilão, liquidificador, mixer ou processador para unir a castanha de caju, as folhas de manjericão, o alho e o azeite. Processe-os para que se formem pedaços menores (ou, se preferir, faça uma pasta com todos os ingredientes e um pouco de água). Tempere com sal e polvilhe o queijo parmesão ralado (ou o percorino). Reserve.

Cozinhe os 220g de espaguete em 2 litros e 200ml de água fervente¹. Quando estiver al dente, retire-o da água, coloque-o em um recipiente (que pode ser um refratário, por exemplo) e adicione o pesto, incorporando o molho à massa delicadamente. Então, sirva imediatamente!

Dica: O camarão é uma boa opção de proteína servir com o pesto. Experimente! 
Bom apetite!

(¹) Acrescente sal suficiente após a água ferver.
Referências: Pecadodevinho, prazeresdamesa, petitgastro, panelinha, histórias, lendas e curiosidades da gastronomia e gnt.

2 comentários:

  1. Gostei muito desta apresentação e claro da massinha.
    Bjs, Susana

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por ter usado a nossa receita como referência, é um prazer poder vê-la aqui. Abraços da equipe do Pecado de Vinho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...