sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Extrato de baunilha

A baunilha é um fruto originário da Vanilla planifolia, uma variedade de orquídea típica do México.

As favas obtidas dessa orquídea são curadas para que desenvolvam as características de cor, aroma e sabor tão famosas da baunilha.


Sejam inteiras, partidas ao meio ou somente as sementes, a baunilha fornece aroma e sabor intensos a bolos, sorvetes, cremes, mousses, saladas de frutas, muffins, muitos outros doces e até em preparações salgadas. 

Existe no mercado a essência de baunilha¹, que é, na verdade, um composto sintético que tenta imitar o sabor da baunilha natural, porém o resultado é um aroma e sabor com uma leve semelhança, nunca comparável à baunilha original. 

Com poucos ingredientes e um pouco de paciência para esperar, você poderá preparar seu extrato de baunilhas e terá sua baunilha sempre em mãos para utilizar nas mais variadas receitas. Não há necessidade de utilizar a essência artificial de baunilha, e o extrato de baunilha ainda oferece mais vantagens: é um produto natural, durável, fácil de armazenar, de qualidade superior, além de ter aroma e sabor melhores e mais pronunciados.

Siga a orientação a seguir e prepare seu próprio extrato de baunilha. 

Ingredientes: 
300ml de vodca
3 favas de baunilha

Modo de preparo:
Corte as favas no sentido do comprimento e retire as sementes da baunilha. Coloque as sementes junto com as favas cortadas e a vodca em uma garrafa de vidro esterilizada². Deixe apurar na geladeira de dois a três meses. Utilize o líquido após esse período em receitas que pedirem baunilha (e também nas receitas que solicitarem essência de baunilha).



Tenho certeza que você notará a diferença!

(¹) Desde 1874 que essa variedade de essência artificial existe.
(²) Existe mais de um método de esterilização, mas o mais comum é a esterilização feita com água quente, onde o utensílio já lavado e enxaguado é imerso em água quente por cinco minutos. A esterilização é empregada para eliminar micro-organismos que podem estar presentes nos utensílios, e, como resultado, preservar os alimentos livres de contaminantes por mais tempo.
Referências: Grãos e sementes, Ervas e especiarias, cupcakeando, wikihow e acervo pessoal.

Um comentário:

  1. Na verdade a ausência do extrato de baunilha natural é um dos maiores mistérios gastronômicos do Brasil. Para ficar em ingredientes caros, qualquer supermercado do BR um pouco mais sortido oferece açafrão legítimo, importado da Itália ou Espanha. Mas extrato de baunilha natural, nem pensar.
    Mesmo as favas de baunilha, encontráveis em alguns locais, costumam ser excessivas "secas", sem muito aroma. Uma (única) vez comprei uma fava "da boa", com a polpa cremosa, que perfumou tudo em minha cozinha com um forte aroma de baunilha (incluindo minhas mãos), tanto que, confesso, acabei ficando enjoado. Mas isso ocorreu uma única vez. Todas as dezenas de favas que comprei antes ou depois eram excessivamente secas, e mesmo fervidas com leite não aromatizavam nada com muita intensidade. Ao que parece, o mercado brasileiro vende o rebotalho das favas, aquelas com menor valor comercial.
    Os extratos de baunilha então, nem se fala. No exterior são vendidos 'n' tipos, uns mais líquidos, outros em pasta, todos naturais, deliciosos e práticos. No Brasil são inexistentes. Aliás, o mesmo corre com o extrato de amêndoas e até mesmo de frutas populares como abacaxi e laranja. A essência-padrão no Brasil é artificial e ponto. Que situação...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...