sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Moqueca de camarão


A moqueca é um prato oriundo da cultura indígena. O método de assar (ou, diz-se, até grelhar) no moquém¹ foi primordial para a criação das moquecas.

Mas, como inúmeros pratos brasileiros, há o toque dos escravos africanos, que contribuíram com o azeite de dendê e o leite de coco.

É um prato que exige ingredientes frescos, portanto, tenha cuidado ao selecionar os ingredientes, para que potencialize ainda mais o sabor da preparação.


O camarão, um dos frutos do mar mais apreciados do mundo, é uma proteína bastante delicada. O camarão deve ser preparado de maneira bastante rápida, pois sua proteína coagula rapidamente e, quando exposto à altas temperaturas, fica com a carne borrachuda. O ideal é deixá-lo em fonte de calor por pouquíssimos minutos, garantindo, assim, a maciez do ingrediente. 

Aprenda, a seguir, como fazer uma deliciosa moqueca de camarão.

Ingredientes:
400g de camarão descascado
170g de cebola branca em rodelas
130g de tomate em rodelas
150g de coco fresco ralado
120g de pimentão verde em rodelas
45ml de azeite de dendê
Coentro q.b.
Cebolinha q.b.
Sal q.b.
Pimenta do reino q.b.
Molho de pimenta vermelha q.b.

Modo de preparo:  
Faça o leite de coco², cozinhando³ em fogo baixo todo o coco fresco ralado com cerca de 280ml de água. Bata no liquidificador ou no mixer e coe. Reserve somente o líquido resultante.

Tempere os camarões com sal e pimenta do reino. No fundo de uma panela, coloque as rodelas de cebola. Então, acrescente os camarões, depois o tomate e em seguida o pimentão. Adicione o azeite de dendê e o leite de coco (suficiente para ficar cobrir a camada com os camarões).

Tampe e cozinhe por aproximadamente cinco minutos em fogo baixo. Utilize como referência a fervura - e, após ferver deixe por mais um minuto no fogo e desligue a fonte de fogo. Só nesse estágio adicione o coentro e a cebolinha já picados. Acerte o sal e as pimentas e sirva ainda quente!


Bom apetite!

Observações: 

  • A verdadeira moqueca não possui outros líquidos que não o azeite de dendê e o leite de coco. A própria proteína e os vegetais liberam líquido, que formará o caldo desse prato;
  • Note que a receita não descreve nenhum procedimento de mexer, misturar ou homogeneizar. E é assim que deve ser: a moqueca não deve ser demasiadamente mexida, até porque se trata de uma preparação feita com proteínas delicadas, tanto no caso do camarão, mas especialmente quando se fala de moqueca feita com peixe.

(¹) O moquém é o termo usado para designar tanto a grelha quanto a proteína (carne) preparada nessa grelha. Esse era um método de cocção muito utilizado pelos índios
(²) Eu optei por fazer o leite de coco aromatizado. Para tal, cozinhei em fogo baixo 100g de cascas de camarão com 150g de coco fresco ralado em 280ml de água.
(³)A moqueca pode ser feita também no forno, acomodando os ingredientes em camadas exatamente como descrito na receita, mas, em vez de levar em fogo baixo, levar ao forno pré-aquecido.
Referências: Maguari, g1, papodehomem, moqueio e acervo pessoal.

Um comentário:

  1. Ficou com um aspeto fantástico.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...