segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Regras que (quase) ninguém liga

Por motivos variados, existem combinações entre alimentos (e também bebidas) que deveriam ser evitadas, mas que na prática continuam sendo consumidas com grande frequência e, mais, que fazem o maior sucesso! 

Conheça algumas dessas combinações que deveriam ser evitadas. 

Café e leite: Apesar de deixar o café ainda mais saboroso, a combinação de café e leite é inadequada, pois a cafeína presente no café inibe a absorção adequada do cálcio, ácido ascórbico (vitamina C) e ferro presentes no leite.

Queijo e presunto: O cálcio presente no queijo e o ferro do presunto, quando consumidos juntos, podem ser mal absorvidos pelo organismo. Isso ocorre porque esses nutrientes "competem entre si", de modo que, parte de um ou até de ambos podem ser eliminados pelo corpo.  

Frutos do mar e queijo: Os sabores delicados e o frescor dos frutos do mar perdem o brilho quando combinados com queijos. Tanto a gordura como os sabores dos queijos acabam mascarando muitas das características desejadas dos frutos do mar.

Ovo e porta da geladeira: A porta da geladeira sofre mais oscilações de temperatura e movimentação do que os demais locais da geladeira. O ovo deve ficar armazenado em local com um resfriamento constante e sem movimentação. As prateleiras intermediárias são ideais para guardar ovos, mas muitos fabricantes de geladeiras insistem em manter os recipientes e bandejas de ovos na porta.



Manteiga e temperatura ambiente: Guardar manteiga em cima da mesa ou nas prateleiras do armário ou despensa são costumes muito comuns, porém é importante observar que sua temperatura correta de conservação fica entre 0ºC e 10ºC, ou seja, sob refrigeração. Armazenar em temperatura ambiente pode ocasionar rancificação e também proliferação bacteriana.

E aí? Aprendeu?

Referências: vidadechef, tuasaúde e soseducaçãoalimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...