O yakisoba foi criado na China, mas o Japão se apropriou da receita, fazendo com que estão disponíveis no mercado duas vertentes de yakisoba.
Yaki significa frigir (frigido) e soba é a variedade de macarrão que costumeiramente se usa para fazer esse prato.
Portanto, o yakisoba consiste em uma massa de macarrão frigida, que junto com vegetais e carnes, forma um prato único.
Existem diversas variações de yakisoba, mas a principal delas utiliza um molho à base de shoyu.
Portanto, o yakisoba consiste em uma massa de macarrão frigida, que junto com vegetais e carnes, forma um prato único.
Existem diversas variações de yakisoba, mas a principal delas utiliza um molho à base de shoyu.
Leia logo abaixo a forma de preparo do yakisoba feito com molho de soja (shoyu).
Ingredientes:
200g de macarrão tipo sobá¹
Ingredientes:
250g de camarão descascado
200ml de molho shoyu
175ml de água
50g de brócolis
50g de cenoura
40g de pimentão verde
40g de cebola
40g de vagem torta
10g de amido de milho
Cebolinha q.b.
Modo de preparo:
Corte a acelga, a cenoura, a cebola e o pimentão em julienne. Separe os brócolis e a couve-flor em floretes.
Utilize a técnica de branqueamento no brócolis, na couve-flor, na acelga e também na vagem torta, colocando-as aos poucos imersos em água fervente, por aproximadamente um minuto cada porção. Então, retire-as imediatamente e mergulhe-as em água fria com cubos de gelo. Repita esse procedimento até que todos os vegetais que precisam ser branqueados passem pelo procedimento. Deixe os vegetais na água gelada até que a água fique em temperatura ambiente. Escorra-os.
Enquanto isso, cozinhe o macarrão sobá até que fique al dente. Escorra a massa e reserve.
Prepare o molho em uma panela à parte, aquecendo metade do óleo de gergelim. Então, adicione o shoyu e a água e misture-os bem. Dissolva o amido de milho em um copo com água em temperatura ambiente. Despeje o amido dissolvido na panela do molho e misture. Deixe ferver e continue mexendo até que fique fique mais espesso. Quando atingir a consistência necessária, desligue o fogo.
Em uma wok² aquecida em temperatura média, adicione a outra metade do óleo de gergelim e refogue a cebola. Acrescente o macarrão al dente e vá mexendo, para que ele não grude no fundo da panela. Retire o macarrão da wok e reserve-o. Na mesma wok, coloque a cenoura, o brócolis, a couve-flor, a acelga e a vagem torta. Vá mexendo e adicione o shimeji. Logo em seguida coloque também o camarão. Misture em fogo médio de um a dois minutos e acrescente novamente o macarrão. Inclua o molho sobre o macarrão com vegetais na wok. Quando o molho estiver bem incorporado aos ingredientes, desligue a chama do fogão e junte o pimentão verde e a cebolinha picada. Mexa levemente e sirva ainda quente!
Aproveite essa receita e crie variações. Bom apetite!
Dica: Caso queira utilizar a farinha de trigo para espessar o molho, proceda aquecendo metade do óleo de gergelim e, então, incluindo a farinha de trigo na panela que está o óleo. Misture bem e acrescente aos poucos o shoyu e a água. Misture com um fouet até que o molho fique homogêneo. Deixe cozinhar para que o molho fique mais espesso.
(¹) O macarrão tradicional do yakisoba é o sobá, como já visto no próprio nome do prato. Na impossibilidade de encontrar essa variedade de massa, utilize o lámen, espaguete ou talharim.
(²) Use uma frigideira grande caso não possua wok.
(²) Use uma frigideira grande caso não possua wok.
Referências: jornalpequeno, papo de homem, newserrado e asianshop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário