segunda-feira, 2 de setembro de 2013

História do brigadeiro

O brigadeiro é uma invenção brasileira assim como um de seus ingredientes principais: o leite condensado, que, junto ao chocolate em pó forma esse famoso docinho.

O brigadeiro foi criado em 1945, durante as eleições, onde concorriam Eurico Gaspar Dutra e o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na época de sua campanha, seu slogan era “Vote no Brigadeiro, que é bonito e solteiro”. As moças da época preparavam negrinhos² e vendiam chamando-os de brigadeiro, em referência ao Brigadeiro Eduardo Gomes, com o objetivo de angariar fundos para sua campanha. O Brigadeiro perdeu a disputa nas urnas, mas sua patente continua até hoje como sinônimo de um dos doces mais consumidos no Brasil.

O tempo passou e o brigadeiro foi ganhando inúmeras variações e apresentações. Além do enroladinho com granulado de chocolate, encontramos o brigadeirão, o brigadeiro de colher, o brigadeiro no copinho, além de esse doce estar presente em sorvetes, mousses, recheios de bolos, tortas, cupcakes e em muitas outras sobremesas.


Já existem lojas e cursos especializados exclusivamente na produção de brigadeiros, que, além das apresentações, possuem grandes variações de sabores: Chocolate ao leite, chocolate meio amargo, chocolate amargo, chocolate branco, chocolate belga, brigadeiro branco, brigadeiro de ervas (alecrim, para exemplificar), brigadeiro de especiarias (cardamomo e canela são exemplos), brigadeiro de frutas (banana, maracujá e cupuaçu, como exemplos), brigadeiro de leite em pó, brigadeiro de oleaginosas (castanhas de caju, amêndoas, avelãs, nozes, castanha do Pará, amendoim, pistache e muito mais!), frutas secas ou cristalizadas (como as passas) e muitos outros sabores doces que possam ser imaginados! 

O uso de bebidas alcoólicas na preparação de brigadeiros tem ocorrido cada vez mais, dando uma referência contemporânea, jovem e saborosa a essa receita. Encontramos brigadeiros de caipirinha, tequila e limão, amarula e outras variedades!

Para polvilhar os brigadeiros modelados há grande variedade de opções: Açúcar, granulado de chocolate macio, granulado crocante de chocolate, split, flocos de arroz, castanhas, granulados coloridos, leite em pó... enfim, uma infinidade de produtos para deixar os brigadeiros ainda mais especiais.

Para decoração, existem as caixetas tradicionais, as caixetas e celofanes especiais, as verrines, as colheres pequenas, embalagens e caixas especiais e muitas outras opções!
O melhor é investir na criatividade para inventar novas receitas, novos sabores e ter o diferencial do seu produto!

Veja aqui como preparar o brigadeiro tradicional.

(¹) Não há receita padronizada de brigadeiro.  Assim como pode ser feita unicamente à base de leite condensado e chocolate em pó, também pode ser produzida na versão cacau em pó, achocolatado em pó, chocolate em barra derretido, além de, opcionalmente, poder ter manteiga, creme de leite e outros ingredientes em sua composição. 
(²)Negrinho é o nome pelo qual o brigadeiro era chamado antes de 1945. Até hoje, é assim que o brigadeiro é chamado no Rio Grande do Sul.
Referências: G1, mrbey, apostila Senac e acervo pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...