sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Cuscuz (de milho)

Cuscuz, definitivamente a comida do nordeste! Feita de flocos de milho, esta refeição traz o sabor especial dos dias perto da família. 

Apesar de muito fácil de fazer, ainda dá para errar no preparo do cuscuz: muito seco ou molhado demais.

Aprenda a fazer cuscuz macio, firme¹ e úmido na medida certa.

Ingredientes:
200g de flocos de milho (cuscuz)
120ml de água + 40ml de água
2,5g de sal refinado
Água suficiente para cozinhar o cuscuz

Dica: Para a massa do cuscuz ficar mais unida, pode ser adicionado 40g de farinha de mandioca antes de colocá-lo de molho na água.

Modo de preparo:
Em um bowl, misture os flocos de milho com 120ml de água. Tempere com sal e deixe descansar por cerca de 20 minutos, para que os flocos absorvam o líquido. 

Após passado esse tempo, regue mais 40ml de água e misture novamente. Agora é só encher a parte de baixo da cuscuzeira com água e colocar o cuscuz por cima, mas sem entrar em contato direto com a água. O cozimento será no vapor. Mantenha o fogo de baixo à médio, evitando que as bordas do cuscuz ressequem. 

O ponto certo do cozimento do cuscuz é quando ele está soltando um aroma delicioso pela cozinha. Ao abrir a panela, verifique se a tampa está cheia de vapor e gotículas de água. Toque no cuscuz, ele deverá está macio. 




Então, sirva o cuscuz quentinho com manteiga, queijo coalho, leite, leite de coco, ovos mexidos ou com o que mais preferir!

E para beber, na sua opinião, qual o melhor acompanhamento para o cuscuz?

(¹) Se desejar um cuscuz soltinho, diminua a quantidade de água e não adicione a farinha de mandioca.
Referências: Rosa Rio e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...