domingo, 24 de agosto de 2014

9 dicas para confeitar "na guerra"

Se você não possui uma grande quantidade de utensílios para confeitar, mas quer fazer algumas sobremesas bonitas e decoradas, eis aqui algumas dicas para você se sair bem - são itens inusitados que possuem outras funções, mas que podem ser utilizados a seu favor para transformar seus doces simples em sobremesas mais bonitas e decoradas. 

Veja a seguir.

1. Use uma espátula de patê ou uma faquinha de peixe para passar, espalhar, alisar e cobrir bolos com ganache ou chantilly.

2.Utilize uma embalagem plástica de açúcar vazia (lave e seque bem) com a ponta cortada, para confeitar e decorar bolos e cupcakes.

3.Para dividir a massa assada de bolo com precisão (aquela divisão que fazemos para rechear o meio), marque toda a lateral do bolo com uma faca, riscando horizontalmente todo a massa. Então, encaixe um pedaço grande de fio dental limpo na marcação e puxe com delicadeza, até que atravesse totalmente o bolo.

4.Faça um cone de confeitar delicado a partir do papel manteiga dobrado (imagem). Ele servirá muito bem para decorar sobremesas com chocolate derretido.

cone de papel
5. Decore a superfície de biscoitos ainda crus, marcando-os com um garfo.

6.Utilize um palito de madeira (palito de dente) para fazer decoração em ganache¹ e em creme de leite.

7.Separe as gemas das claras de ovo, utilizando uma garrafa pet - basta colocar a 'boca' da garrafa perto da gema e pressionar o corpo da garrafa.

8.Utilize um pegador de sorvete (colher de bolear sorvete) para encher as forminhas de cupcake.

9.Use formas de gelo para modelar seus chocolates.

Dúvidas, sugestões ou outras dicas? Deixe seu comentário. 

(¹) Ganache é a mistura cremosa de chocolate derretido com creme de leite, que resulta em um ótimo produto para recheios e coberturas de bolos, bombons, tortas, etc.
Referências: Escoladebolo, Franzé Melo e acervo pessoal. 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...