quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Queijo coalho

Eita queijinho bom!
  
O queijo coalho é um produto nacional que nasceu na região nordeste, onde é o queijo mais consumido. E não é a toa que é o queijo mais amado da região. Suas características especiais e variações agradavam a diversos paladares.

Na Bahia, por exemplo, o coalho é um queijo mais sequinho, mais azedinho. Já subindo para os outros estados, o queijo coalho vai ficando mais macio, chegando até a ranger agradavelmente nos dentes.

Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará são os estados que mais produzem queijo coalho – produto esse que é associado à cultura alimentar do Sertão Nordestino.

A produção do queijo de coalho ocorre a partir da coagulação do leite de vaca. Esse leite é coagulado, prensado e salgado.

Esse processo foi observado pela primeira vez por um grupo de viajantes que transportavam leite no matulão, um tipo de mochila feita com estômago de animais – a interação entre o matulão e o leite fez com que o leite coagulasse, tornando-se mais saboroso e firme.

Esse queijo é ideal para ser comido frio, para dourar, para fazer na brasa, compor pratos como o baião de dois e o feijão verde, como recheio de tapiocas, derretido e quentinho em cima do cuscuz e da pamonha.

O queijo coalho também possui afinidade com gêneros adocicados, como o mel de engenho e a goiabada. 
Muitas vezes, o queijo coalho trabalha muito bem substituindo outros queijos em outras preparações, como em sanduíches, salgados, pasteis, pães de queijo e queijadinhas. Enfim, há uma grande variedade de formas de apreciá-lo.

E aí? Já experimentou?

Referências: Basilio fundaj, Diário do nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...