terça-feira, 22 de outubro de 2013

Brownie de nutella

O brownie é uma invenção americana que tem data de origem que varia entre 1896 e 1920. O fato é que o brownie se assemelha a uma adaptação de bolo sem fermento químico e com teores mais elevados de chocolate. A presença de oleaginosas (como as nozes, por exemplo) também é indispensável para um brownie.

A versão apresentada hoje combina o sabor do chocolate com o toque incomparável de avelãs, presente em uma proporção adequadíssima no pote de nutella!

Para realçar ainda mais, acrescenta-se a avelã (também podendo ser substituída por outros tipos de castanhas, como as de caju ou até amêndoas) para dar ainda mais sabor e crocância a essa sobremesa.


E não dá outra – é sucesso!

Veja a receita a seguir.

Ingredientes:
300g de nutella
160g de açúcar
150g de manteiga amolecida
140g de amêndoas ou avelãs picadas
120g de farinha de trigo sem fermento
3 ovos de galinha
5ml de essência de baunilha

Modo de preparo:
Misture 140g de manteiga, todo o açúcar e os três ovos em um bowl (mexa com uma espátula de silicone ou com um fouet). Acrescente a nutella e a essência de baunilha e incorpore.

Então agregue a farinha de trigo aos poucos, misturando delicadamente. Por fim, adicione as amêndoas ou avelãs na massa.

Unte a forma (ou as forminhas) com manteiga e despeje delicadamente o creme preparado, deixando um espaço na parte superior da forma para que a massa possa se expandir sem derramar.

Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos. Opte por uma temperatura média de 130ºC. O brownie estará assado, porém estará úmido, macio e com uma crosta bem típica.

Sirva quente, frio, com sorvete, com geleia ou da maneira que preferir!

Bom apetite e uma excelente degustação!

Se preferir um bolinho de chocolate recheado e coberto com nutella, clique AQUI.


Referências: Cuisine notre famille e Acervo pessoal.

2 comentários:

  1. Oi Lara, passei aqui para retribuir a sua gentil visita ao meu blog e me deparei com essa delícia !!!!!!!
    Deve ficar demais !!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...