segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Creme de chocolate ao leite & Creme de chocolate branco

Esse fim de semana experimentei pela primeira vez a versão caseira/ artesanal/ não-industrializada/ feliz de uma sobremesa que marcou minha infância.

O resultado fica muito parecido (eu diria que fica até melhor) com dois produtos que existem no mercado: as famosas sobremesas lácteas cremosas, que existem nos sabores chocolate, chocolate branco, prestígio, brigadeiro e vários outros. 

O fato é que a Karla¹ e Leimisson¹, um de meus casais favoritos, fizeram a receita no sabor chocolate ao leite. Nossa, que delícia!

Passei o restante do final de semana todo pensando naquele creme maravilhoso, e não deu outra. É segunda-feira e já estou aqui, tranquila e satisfeita, com dois cremes prontos: o de chocolate ao leite e o de chocolate branco prontinhos na geladeira.

A sorte foi toda minha: o feriado em plena segunda-feira proporcionou uma folga bacana e a Marina¹ topou fazer as duas receitas comigo. Pegamos a dica da receita da sobremesa de chocolate ao leite com o casal e adaptamos da forma que apresento a seguir.

Receita:

Ingredientes para o creme-base:
1 litro de leite integral
395ml de leite condensado
25g de amido de milho
1 gema de ovo

Ingredientes para a versão chocolate branco:
140g de chocolate branco em barra
100ml de creme de leite sem soro
3 gotas de essência de baunilha

Ingredientes para a versão chocolate ao leite:
140g de chocolate ao leite em barra
20g de chocolate em pó
100ml de creme de leite sem soro

Modo de preparo:

1.Creme-base:
Em um copo, misture bem o amido de milho com 150ml de leite. Transfira para uma panela. Nessa mesma panela, acrescente o restante do leite, o leite condensado e a gema. Acenda o fogo, deixe em temperatura média e deixe ferver. Mexa sempre. Quando estiver cremoso, desligue o fogo e distribua igualmente o creme em dois bowls.

2.No primeiro bowl, acrescente três gotas de essência de baunilha e o chocolate branco picado. Misture bem até que fique homogêneo. Cubra com filme de pvc, para que a camada de filme fique em contato com a superfície do creme. Deixe resfriar na geladeira por aproximadamente duas horas.

3. No segundo bowl, coloque o chocolate em barra picado e misture bem. Então, acrescente o chocolate em pó aos poucos e vá homogeneizando com o fouet. Coloque uma camada de filme de pvc em contato com a superfície do creme e também leve-o para a geladeira por duas horas.

4. Após o tempo necessário para esfriar, retire-os da geladeira e acrescente 100mL de creme de leite em cada um até ficar homogêneo.

Então, é só servir, degustar e ser feliz!


Fica realmente muito bom!

(¹) Karla, Leimisson e Marina são amigos da blogueira Lara Lins.
Referências: Ana Maria Brogui e Acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...