quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Desfazendo 8 mitos gastronômico-culinários

Em algum momento da vida, todos nós ouvimos ou acreditamos em algum mito gastronômico-culinário.

Conheça a verdade sobre oito desses mitos.

1. "Enquanto se faz um bolo, só uma pessoa pode mexer a massa."
As queridas avós ensinavam a todos que só a pessoa que começou a fazer o bolo poderia mexê-lo, pois havia grande risco de 'desandar' a receita. A verdade é que isso é pura desculpa para que a própria avó possa fazer o bolo tranquila e sozinha.

2. "Só se pode mexer o alimento na panela girando em um único sentido."

Não existe qualquer comprovação de que mudar o sentido ao mexer altere qualquer aspecto da comida.

3. "Manga com leite faz mal."

Mito do Brasil colonial, que os senhores de engenho inventaram para evitar que os escravos consumissem manga com leite. Ao dizer que essa combinação fazia mal, evitavam, assim, que os escravos consumissem leite, dando preferência à comer somente as mangas, que eram abundantes.

4. "Para que a massa do macarrão não grude umas nas outras, deve-se colocar óleo na água do cozimento."

O que impedirá que os fios de massa de macarrão grudem entre si é a presença de água em abundância. O óleo, além de não impedir que os fios se unam, também impermeabiliza a massa, tornando mais difícil de o macarrão absorver o molho que será agregado. O correto é utilizar um litro de água para cada 100 gramas de massa crua.

5. "Vinagre age como sanitizantes de folhosos, eliminando as bactérias presentes nesses vegetais."

O ácido acético, que é o ácido do vinagre, não é forte o suficiente para matar as bactérias. Portanto, o ideal é utilizar o hipoclorito de sódio, que agirá de forma eficaz. Use o vinagre para temperar as folhas após higienizadas.

6. "O álcool utilizado para temperar e flambar alimentos evapora por completo."

Ao utilizar bebidas alcoólicas no preparo de pratos, além de agregar sabores, estamos agregando também uma porcentagem de álcool.  Independente da forma de cocção (assado, flambado, cozido), o álcool não é eliminado por completo.

7. "Batata retira sal dos alimentos cozidos."
Adicionar mais água (diluir) ou acrescentar outros ingredientes faz o mesmo efeito, ou seja, adicionar mais itens no cozido irá diminuir a quantidade de sal que será percebida no paladar, mas não irá diminuir a quantidade de sal que foi adicionada. A batata é apenas um exemplo de insumo que pode ser acrescentado para aumentar o volume da preparação e diminuir a percepção de sal. 

8."Café descafeinado não contém cafeína e cerveja sem álcool não contém álcool."
Mesmo a versão descafeinada contém pequenas quantidades de cafeína na composição do café. Na América, o café descafeinado pode conter até 3% de cafeína, enquanto na Europa o permitido é 0,1%. O mesmo ocorre com a cerveja sem álcool: retira-se a maior parte do álcool, porém, não é retirado o álcool em totalidade. A legislação de cervejas permite até 0,5% de álcool nas cervejas denominadas sem álcool. 
Referências: Trasel, chavena, prato fundo, mundo estranho, lupulento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...