quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Utensílios - parte 1

Quem trabalha (ou simplesmente gosta) de gastronomia sabe que é possível trabalhar com poucos utensílios, mas ter ferramentas em mãos pode diminuir bastante o tempo de trabalho para a execução de uma receita – e, muitas vezes, pode até melhorar o resultado final.

Pensando nisso, a publicação de hoje apresenta quatro utensílios que podem facilitar a vida do cozinheiro.

1.Zester: é um utensílio simples, barato, que surgiu com o objetivo de obter tirinhas finas da casca de cítricos como limão e laranja – com a vantagem de retirar a casca superficialmente, não permitindo a parte branca da casca ser retirada junto (a porção branca da casca dos cítricos confere amargor). Pode ser usado também para tirar filetes finíssimos de queijo e chocolate, por exemplo.



2.Fouet: Utensílio ideal para homogeneizar e aerar preparações. Pode ser usado em cremes, na confecção de bolos, massas leves, molhos e muito mais.
Além disso, tem a capacidade de retirar grânulos e os famosos “empelotados” das preparações, deixando o creme mais uniforme.
E, para os mais resistentes, serve como utensílio para fazer claras em neve (na ausência de batedeira). 
3.Chinois: Utensílio encontrado normalmente em inox, usado para coar caldos e molhos. Separa as partes sólidas dos líquidos.


4. Mezzaluna: Ótimo utensílio para picar alimentos com eficiência e rapidez, especialmente folhosos. O movimento em gangorra faz com que as folhas fiquem bem picadas e o processo seja mais rápido.


E aí? Já testou algum desses utensílios? 

Referências: Acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...