quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Molho bechamel ou molho branco sem glúten

Bechamel é um molho dos quatro molhos mais importantes do mundo gastronômico. Esse molho é popularmente conhecido como molho branco. Este molho é tradicionalmente preparado com farinha de trigo, que agrega cremosidade e sabor bastante suave e agradável. Porém, existem pessoas que não podem consumir glúten, que são chamados de celíacos. 

A receita de hoje vem como alternativa ao molho bechamel tradicional e visa atender ao público que não pode consumir produtos derivados da farinha de trigo.

Veja a seguir como preparar este molho tão versátil.

Ingredientes:
500ml de leite integral
100g de cebola (1/2 unidade)
18g de manteiga
20g de amido de milho
2 cravos da Índia
1 folha de louro
Sal q.b.
Pimenta branca q.b.
Noz-moscada q.b. 

Modo de preparo:
Aqueça bem o leite com uma cebola piquée¹. Coe e reserve esse leite aromatizado. 

Em um copo, adicione o amido de milho e misture-o com 150ml de leite. Então, em uma panela em fogo médio, derreta a manteiga e adicione o leite, inclusive o leite com amido de milho. Misture o molho com um fouet. Deixe ferver e cozinhar. O ponto correto da textura do molho é o napé². Acerte o sal e a pimenta do reino branca e dê um toque especial com noz moscada. Então, está pronto o molho branco sem glúten! 



Utilize esse molho em massas, tortas e legumes. 

E você, como prefere utilizar o molho bechamel?

(¹) Como fazer cebola piquée: corte uma cebola ao meio e coloque em cada fatia uma folha de louro presa com dois cravos. 
(²) Napé: termo em francês que indica que o molho está no ponto correto: o molho cobre delicadamente o fundo da colher, mas não escorre - e quando você traça uma linha no fundo da colher, o molho não volta a cobrir a colher toda (ficará uma linha, um caminho onde você marcou).
Referências: Chef profissional, grassobello e acervo pessoal.

Um comentário:

  1. Uma dúvida: Os 150ml de leite misturado com amido de milho provêm daquele aquecido com a cebola ou somando todo o leite teremos 650ml?
    Ja fiz algumas vezes o bechamel com amido de milho, porém, ao esfriar fica com uma "sobra" de água. Vou experimentar esta receita. Grata.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...