domingo, 19 de outubro de 2014

Ovo poché

A publicação de hoje foi uma solicitação do grupo Epoché. O ovo poché é feito a partir de um ovo de galinha cozido a partir de um método de cocção chamado escalfar ou pocher. Esse método é ideal para cozinhar proteínas delicadas, mantendo sua estrutura e integridade e é por isso que a água não pode borbulhar. Além disso, utiliza-se o vinagre ou suco de cítricos para ajudar a coagular a proteína (no caso, do ovo), evitando que ela se espalhe por toda a água.  

O ovo poché é uma proteína leve, delicada, saudável e elegante. Pode ser consumido sozinho - bastando temperar rapidinho, junto com sanduíche, servido com molho hollandaise¹, com salada, ser acompanhado de torradinhas, enfim.. é uma preparação versátil. 

Classicamente o ovo poché é feito de uma forma, mas atualmente já existem técnicas para facilitar o preparo do poché sem comprometer o resultado. 

A seguir, aprenda duas formas de fazer o ovo poché.

Ingredientes:
1 ovo 
Água q.b.
Sal refinado q.b.
Pimenta do reino moída q.b.
20ml de vinagre de arroz ou maçã (somente usado no modo de preparo 1)

Modo de preparo 1 - método clássico:
Coloque uma panela com água e vinagre para aquecer. Retire o ovo da casca e coloque-o em uma concha ou outro recipiente. Reserve. Quando a água com vinagre estiver quente (aproximadamente 85ºC) e sem borbulhas, coloque o ovo no centro da panela e deixe cozinhando entre 4 e 5 minutos. Se preferir a gema mais firme, deixe mais um tempo. Retire o ovo poché com auxílio de uma escumadeira e coloque-o em água gelada imediatamente, fazendo com que ele pare de cozinhar. Escorra, acerte o sal e pimenta e sirva como preferir. 

Modo de preparo 2 - método do ovo embalado:
Pegue um recipiente e cubra sua parte interna com um saco plástico próprio para alimentos ou com uma camada de filme de PVC (lembre de deixar todas as pontas do filme de PVC para cima). Então, retire um ovo da casca e coloque no centro do saco plástico ou do filme de PVC. Feche cuidadosamente a embalagem, protegendo totalmente o ovo. Preencha uma panela com água e deixe ferver. Quando estiver fervendo, coloque o ovo embalado e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos. Se preferir o ovo mais durinho, deixe um pouco mais de tempo. Retire o ovo embalado da panela e corte a embalagem, retirando delicadamente o ovo já cozido. Tempere com sal e pimenta e sirva como quiser.



E você, de qual forma prefere fazer ovos pochés?

(¹) O molho hollandaise, também chamado de molho holandês é feito a partir de manteiga, ovos e vinagre ou outro ácido. Possui textura delicada e elegante.
Referências: Senac SP, luciliadiniz, claudetroisgros, guilhermeguzela, receitapassoapasso e acervo pessoal. 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...