quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Tortinhas de limão

Tortinhas de limão são realmente maravilhosas! Aliás, limão é realmente um ingrediente muito bacana de trabalhar. Pode estar em pratos doces e salgados, temperando, trazendo acidez, levando sabor e aroma cítrico e enriquecendo o resultado dos pratos. Não é à toa que adoramos tanto o limão!

Para essa tortinha clássica, que teve origem nos Estados Unidos e que hoje está presente em inúmeras padarias e outros pontos de venda de todo o Brasil, podemos utilizar o limão tahiti, o galego e também o siciliano - que dá um toque todo especial. 

Aprenda como prepara essas deliciosas tortinhas. 

Ingredientes:

Massa:
300g de farinha de trigo sem fermento
150g de manteiga amolecida
50g de açúcar refinado
2 gemas
1 pitada de sal refinado

Recheio:
400g de leite condensado
100ml de creme de leite
Suco de 3 ou 4 limões

Cobertura:
2 claras 
65g de açúcar
15ml de água

Modo de preparo: 

Massa: Em um recipiente, misture a manteiga amolecida com a farinha de trigo e vá adicionando as gemas, o sal e o açúcar. Misture delicadamente com a ponta dos dedos até formar uma massa lisa, macia e enxuta, que desgrude do recipiente. Embale a massa com filme de PVC e deixe-a descansar na geladeira por cerca de 30 minutos. Então, separe pequenas forminhas e as cubra com uma camada uniforme da massa. Faça furos na massa, com ajuda de um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido. Retire as forminhas com as tortinhas do forno somente quando a massa estiver sequinha e levemente dourada. Deixe que esfriem em temperatura ambiente.   

Recheio: Misture o leite condensado com o creme de leite e o suco de limão.

Cobertura: Coloque o açúcar e a água em uma panela e deixe aquecendo em fogo baixo. Enquanto isso, comece a bater as claras em neve na batedeira. Quando o açúcar e a água virarem uma calda clara, desligue o fogo. Adicione essa calda (ainda bem quente) em fio dentro do bowl da batedeira onde estão sendo batidas as claras em neve. As claras já devem estar parcialmente montadas quando esse procedimento for ser realizado. Deixe bater por mais tempo, até que o merengue volte a ficar em temperatura ambiente. Então, misture cerca de 2 colheres de sopa do recheio ao merengue. Disponha o merengue já saborizado em um saco de confeitar com o bico pitanga e guarde na geladeira.

Montagem: Retire as  massas de tortinha das forminhas e as recheie  com o creme de limão. Então, cubra o creme de limão com o merengue, decorando-o delicadamente. 

Finalização: Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos, para que o merengue doure. Se preferir, utilize um maçarico para dourar o merengue mais rapidamente. 

No momento de servir, a temperatura fica a critério de cada um: pode ser em temperatura ambiente, fria ou bem geladinha! Bom apetite!

Além do sabor limão, essas tortinhas podem ser feitas nos sabores maracujá, manga, pêssego, morango e frutas vermelhas.



E você, também gosta do sabor e da acidez do limão?

Referências: eduguedes e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...