quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Brigadeiro branco brûlée

Variações de brigadeiro, são, na minha opinião, sempre bem-vindas. Além de saciar a vontade de doce, ajuda a dar um toque especial e diferenciado ao doce que adoro consumir toda semana. O brigadeiro da vez é o brigadeiro branco brûlée¹, que é uma preparação que mistura o paladar brasileiro, que é bastante apegado ao doce, à técnica francesa de fazer crosta de caramelo crocante.

Para preparar a massinha do brigadeiro não há muito mistério, mas desta vez agreguei duas gemas, que conferem uma cor mais viva e deixa o brigadeiro mais macio e cremoso.

Aprenda a fazer esse brigadeiro agora mesmo!

 Ingredientes:
395g de leite condensado
2 gemas
Manteiga suficiente para untar
Açúcar refinado suficiente para polvilhar os brigadeiros brancos

Modo de preparo:
Peneire as gemas, misture-as ao leite condensado e leve-os para cozinhar em fogo brando, mexendo sempre. Quando o brigadeiro branco começa a se soltar do fundo da panela, é o momento ideal para desligar o fogo e transferir a massa do brigadeiro para um prato untado com manteiga. É necessário esperar o brigadeiro branco esfriar para modelá-lo. Embale o prato com brigadeiro com filme de PVC e deixe a temperatura ceder bem. Então, modele os brigadeiros no tamanho que desejar e polvilhe suas superfícies com o açúcar refinado.

Para tornar a superfície caramelizada e crocante, basta acender um maçarico e ir queimando o açúcar que está por fora. Gire o brigadeiro para a parte em que o açúcar está cru e repita a operação até que forme uma crosta completa de açúcar caramelizado sobre cada um dos brigadeiros brancos. Então, é só servir! 


Fica maravilhoso!

E você, gosta de variar os sabores e formas de preparo do seu brigadeiro?

(¹) Brûlée significa queimado em francês. Esse termo faz referência à preparação crème brûlée, um doce cuja casquinha de caramelo crocante é o grande destaque.
Referências: Raquel Abreu, blogflamboyant e acervopessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...