segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dadinhos de tapioca

Aprenda a fazer deliciosos dadinhos de tapioca, macios por dentro e crocantes por fora.

Ingredientes: 
500ml de leite
250g de tapioca granulada
250g de queijo coalho ralado finamente
Sal e pimenta do reino q.b.
Óleo suficiente para fritar 

Modo de preparo:  
Ferva o leite. Desligue o fogo e adicione o sal e pimenta do reino ao leite. Então, adicione a tapioca granulada e espere que ela fique hidratada. Acrescente o queijo coalho ralado e misture bem.

Embale uma forma retangular com filme de PVC e adicione a tapioca hidratada no leite, apertando bem, para que vire um bloco firme e sólido. 

Leve para o congelador por aproximadamente uma hora. Então, retire a tapioca e desenforme. Corte em cubos e frite-os em óleo quente, para que forme uma crosta dourada por fora.

Dica: Sirva os dadinhos acompanhados de queijo parmesão, queijo gorgonzola, salame, azeitonas, molho barbecue, molho agridoce ou geleia de pimenta.


Fica delicioso!

Sirva ainda quente! Bom apetite. 

Referências: Ana Maria Brogui, panelinha e acervo pessoal. 

5 comentários:

  1. Tapioca granulada é o mesmo que goma fresca? Será que dá certo assar em vez de fritar? =p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diana! A tapioca granulada vem em um pacotinho de 500g. É um grãozinho (floquinho) seco e durinho. Normalmente você encontra no corredor de cuscuz, fubá e outras massas no supermercado.

      Assado dá certo sim. Neste caso, unte o papel manteiga e coloque os dadinhos (mantendo um pequeno espaço entre eles). O tempo de cocção no forno será de aproximadamente 40 minutos!

      Abraço.

      Excluir
  2. Gostei dessa receita, deve ser light pra quem está de dieta, principalmente com essa modificação de fazer no forno. Será que posso substituir o leite por desnatado e o queijo por ricota? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ju! Você pode sim substituir o leite integral pelo desnatado sem problemas e pode simplesmente suprimir o queijo da receita, caso queira reduzir a quantidade de calorias.

      Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...