quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Pão de leite

Pão caseiro é sempre gostoso, não é? Sem conservantes, macio, fresquinho, com sabor de família, o pão de leite agrada adultos e crianças. Além disso, fazer pão é divertido!

Aprenda a fazer pãozinho de leite.


Ingredientes:
1000g de farinha de trigo sem fermento
500ml de leite integral
150g de manteiga amolecida
3 ovos
30g de leite em pó integral
20g de açúcar refinado
20g de sal refinado
10g de fermento biológico seco instantâneo
Gemas para pincelar


Modo de preparo:
Misture a farinha de trigo com o sal e reserve. Em um bowl, misture açúcar, o leite em pó, os ovos, o fermento e adicione o leite integral. Depois, misture a manteiga amolecida e vá acrescentando a farinha aos poucos. Misture bem e quando a massa estiver soltando das paredes do recipiente, passe-a para uma bancada e sove-a. Trabalhe essa massa por cerca de 10 minutos, até que ela vire uma massa homogênea, lisa e elástica. Então, pegue um recipiente fundo e espaçoso e polvilhe-o com um pouco de farinha de trigo. Disponha a massa boleada lá e embale com filme de PVC. Guarde esse recipiente com a massa em um local escuro e deixe descansar por cerca de uma hora. 

Passado o tempo, retire a massa do recipiente, aperte-a levemente e modele como preferir. Eu optei por colocá-la em assadeiras para fazer pão de forma, mas essa massa também pode ser modelada em bolinhas ou em bisnagas, dispondo-as em assadeiras e deixando espaço entre os pães, para que cresçam ainda mais. Embale as assadeiras com filme de PVC e deixe os pães já modelados descansarem por mais 30 minutos. Feito isso, retire o filme de PVC e pincele a superfície dos pães com gema de ovo¹. Asse em forno pré-aquecido, em temperatura média de 160ºC, até que estejam levemente dourados por fora e ao bater na superfície dos pães, produza um som de oco.



Retire-os do forno e deixe-os esfriando em uma grade, para que o ar possa circular - evitando que crie umidade na parte inferior do pão.

Sirva com fatias de queijo, untado com requeijão ou manteiga ou como preferir. Essa mesma massa de pão de leite pode ser utilizada para fazer pães recheados. Após a primeira fermentação (descanso), recheie-os e modele-os como preferir. Deixe fermentar a segunda vez e siga os procedimentos como descritos acima.

Bom apetite!

E você, prefere o pão de leite tradicional ou recheado?

(¹) Se quiser, os pães também podem ser pincelados com ovos inteiros (incorpore a gema e a clara e pincele) ou com maionese.
Referências: Olivieranquier, Senac e acervo pessoal.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...