sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sete novos equipamentos utilizados na gastronomia

A seguir, serão apresentados sete equipamentos contemporâneos utilizados em diversas cozinhas. Esses equipamentos melhoram o desempenho, facilitam resultados e proporcionam maior controle na hora do preparo de alimentos. São eles:

Gastrovac: Sua função é cozinhar a vácuo. Esse equipamento cria um ambiente de baixa pressão, onde a ausência de oxigênio proporciona a redução das temperaturas de fritura e cocção. O resultado é um alimento com uma ótima textura, sabor concentrado, nutrientes mantidos e uma cor muito agradável. O cozimento em baixa temperatura é realizado colocando o ingrediente a vácuo imerso em banho-maria e com controle rigoroso da temperatura (usa-se o termocirculador), de modo que o alimento cozinha lentamente em temperaturas bem baixas.

Termostato ou termocirculador: Sua função é controlar a temperatura minunciosamente, mantendo-a constante e igual em todo o período de tempo. Também é usada para pasteurização e para regeneração da temperatura de elaborações feitas em vácuo.

Pacojet: É um processador de alimentos cuja função adicional é emulsionar esses ingredientes, transformando-os em purês e cremes, sem necessidade de descongelá-los antes. Assim, produz também sorvetes rapidamente. Pode ser utilizado para a criação de pratos salgados e doces. 

Rotaval: Funciona como um destilador de líquidos e de sólidos, que capta essências do alimento escolhido e o destila em baixa temperatura por meio de uma bomba de vácuo.

Clarimax: Ideal para clarificação de caldos em qualquer temperatura. Utiliza a pressão controlada e utiliza-se de algas microscópicas em uma pastilha para realizar a clarificação. Essas pastilhas desengorduram o caldo e clarificam, porém, sem alterar o sabor.

Termômetro FoodPro Plus: Controla temperaturas com máxima precisão e com verificação periódica. Checa tanto a temperatura da superfície como a temperatura interna, além do controle de tempo de exposição dos alimentos, que é controlado por um cronômetro.

Sifão ThermoWhip: É um montador de creme de leite. Sua especialidade envolve a conservação térmica, ou seja, além de montar chantillys, molhos, sopas, espumas, ele também conserva a temperatura por até 8 horas.

Referências: Livro Com unhas,dentes e cuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...