segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ervas de provença


As ervas de provença, tradicionalmente chamadas de herbes de provence, são uma mistura de ervas desidratadas típicas do sul da França, específicamente da região de Provence. 

São misturadas partes iguais de alecrim, tomilho, segulheira, manjerona, manjericão e orégano. 

As quantidades e os tipos de folhas são variáveis, podendo-se agregar também a lavanda, a folha de louro e a sálvia. Sementes de funcho também são bem-vindas.

Essas ervas são ideais para temperar carne de caça, carne bovina, legumes e pratos cujo ingrediente principal é o tomate.

Combina bastante com vinho tinto, sendo essas ervas utilizadas em parceria com o vinho nas preparações de carnes. 

Referências: livro ervas e especiarias, acervo pessoal.
Presente de: Rosa Rio 

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Bouquet Garni

O bouquet garni consiste em um maço que reúne diversos tipos de folhosos frescos, reunidos em forma de buquê e amarrados com um barbante (vale até fio dental). 


Os principais folhosos que compõem este buquê são: alho-poró, salsão, salsinha, coentro, cebolinha, tomilho e alecrim. A regra é utilizar folhas frescas bem variadas, para agregar o máximo de aroma e sabor!

O boquet garni serve para aromatizar fundos, caldos, molhos e sopas.

Para prepará-lo basta envolver as folhas mais delicadas com as folhas maiores ou mais firmes e amarrá-las com um barbante, deixando uma ponta mais longa (que serve para amarrar o bouquet ao cabo ou alça da panela - isso facilitará o resgate do bouquet na hora desejada).
  
Esse tipo de aromatizante deve ser imerso mais perto do final da cocção, para que conserve os sabores e o frescor das folhas.

Atenção: após o uso, o bouquet garni deve ser descartado.

Jogue com os sabores, fazendo de um mesmo prato base um mundo de possibilidades gustativas - isso dará um toque profissional às preparações.

Referências: 400g, técnicas de cozinha profissional e acervo pessoal. 

terça-feira, 10 de junho de 2014

Quindim

O quindim é uma sobremesa de nítida influência portuguesa, apesar de a palavra quindim possuir raízes africanas, onde significa dengo e encanto.

O fato é que o quindim só se tornou exatamente como conhecemos hoje depois de chegar ao Brasil.

Os doces tradicionais portugueses utilizam bastante as gemas (de ovo de galinha), mas o quindim típico brasileiro tem um toque todo especial de leite de coco, ingredientes que é, com certeza, o forte da doçaria brasileira!

Veja como preparar esse docinho tão maravilhoso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...