domingo, 3 de novembro de 2013

Alimentos integrais

Consumir alimentos refinados já faz parte da realidade de muitas pessoas em diversas regiões em todo o mundo. Estas comidas são ricas em calorias, aditivos químicos e deficientes quando o assunto é o teor de nutrientes. 

Já os alimentos integrais ganham cada vez mais espaço a cada dia devido a seus benefícios nutricionais, que nutrem o corpo e preservam a saúde. 

Desde a Revolução Industrial, é realizado o refinamento de grãos de cereais, que ocorreu devido o interesse em aumentar a durabilidade dos alimentos e torná-los mais fáceis de transportar. 

Mas o refinamento trouxe inconvenientes: além de reduzir a quantidade de nutrientes dos grãos, acrescentaram-se aditivos químicos em sua composição e o teor de calorias aumentou. 

Alimento integral é todo alimento que manteve toda a sua estrutura natural, sem remoção de partes significativas de sua composição. Assim, esses alimentos permanecem ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. 

Os alimentos integrais são denominados desse modo por manterem sua integridade estrutural, o que faz com que não haja perda de nutrientes. Por esse motivo, contêm maior teor de fibras. As fibras alimentares são definidas como partes indigeríveis do alimento que são originárias das plantas e que não são sintetizadas pelo organismo humano e normalmente são compostos pela parede celular dos vegetais. 

As fibras são classificadas em insolúveis e solúveis, onde as fibras insolúveis são a lignina, celulose e hemicelulose, e as solúveis são as gomas, pectinas, mucilagens e também os polissacarídeos de armazenagem. Cereais como a cevada e a farinha de trigo integral possuem um bom teor de fibras, porém são do tipo insolúvel. 

A aveia é um exemplo de fibra solúvel que pode ser incluída na alimentação. As fibras alimentares no trato gastrintestinal humano atuam beneficiando a saúde do consumidor. Elas colaboram regulando a digestão, promovem um bom trânsito intestinal, auxiliam na absorção de nutrientes e previnem diversas doenças. 

Os grãos integrais são compostos de gérmen, endosperma e farelo, sendo o gérmen a parte interna, o endosperma a porção intermediária e o farelo, a superfície mais externa. Uma alimentação rica em alimentos integrais fornece fibras e diversos nutrientes, que melhoram a saúde, previnem doenças, regulam o funcionamento do intestino e contribuem para uma vida saudável. 

Além de os alimentos integrais serem mais ricos em sabores, cores e nutrientes advindos da natureza, são essenciais na prevenção de diversas doenças. E mais: adicionar cereais integrais pode ser um excelente diferencial em diversas receitas, desde pães até massas, biscoitos e muito mais! 

Adicione ao seu cardápio farinha de trigo integral, experimente o centeio e adapte receitas, agregando aveia e cevada! 

Referências: Em defesa da comida, Alimentação saudável, Arquivo Brasileiro Endocrinal Metabólico, Revista Food Ingredients, Alimentação e Nutrição Araraquara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...