quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Pipoca

Comer pipoca é bom demais!

Aquele cheirinho gostoso, a textura crocante e o gosto salgadinho da pipoca são irresistíveis! E não é de hoje que o mundo aprecia a pipoca.

A pipoca é, de fato, um alimento de preparo bastante simples e provavelmente por isso não existam registros que determinem a data de invenção ou nome do responsável pela criação dessa receita. Porém é provável que a pipoca tenha sido descoberta no continente americano, visto que o milho era comum na dieta da população nativa desse continente. 

A pipoca é um alimento excelente no âmbito nutricional, pois contém proteínas, vitaminas, ferro, fibras e, ainda, poucas calorias. E, se preparada sem gordura e com pouquíssimo sal, é um alimento bastante saudável!

E por que a pipoca estoura?

A pipoca estoura porque o milho, mesmo sendo sequinho, contém água em seu interior. Mesmo sendo uma quantidade de água muito pequena, essa água vira vapor quando aquecida e gera uma pressão para sair do milho, causando, assim, o estouro do milho – o que o transforma em pipoca.

Muita gente não gosta do sabor (nem do preço) da pipoca de micro-ondas - e foi pensando nessas pessoas que trouxe a receita de hoje.

Nesta receita facílima, ensino a transformar o milho de pipoca comum, que rende bastante e é bem barato em inúmeras "fornadas" de pipoca fresquinha, quentinha e saborosa. E o melhor: Isenta de gordura!

Receita:

Ingredientes:
6 colheres de sopa de milho de pipoca
6 colheres de sopa de água
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em um bowl ou refratário de vidro e cubra com filme de pvc. Faça alguns furos na superfície do filme e leve ao micro-ondas, em potência alta, por aproximadamente 6 minutos. Então, retire o filme com cuidado (vapor quente!) e sirva imediatamente.

Bom apetite!

Referências: Panelinha, História do Mundo e Acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...