sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Canapé de pera com guacamole, carpaccio de salmão defumado e camarão

Hoje, apresento a vocês um prato criado por mim. Desenvolvi este prato especialmente para participar de um concurso¹.
 
E esta preparação é, de fato, uma experiência gastronômica, pois reúne, em uma mesma receita, texturas variadas, sabores interessantes e gostos contrastantes.  

Como elementos para a montagem do prato, são necessários: o guacamole, o camarão, o carpaccio de salmão defumado, e as peras williams. Para decorar, cebolinhas e tortillas de milho (sim, aquela tipo Doritos).   

Segue, então, a receita:

Para o guacamole:
1 abacate médio (maduro)
40g de requeijão cremoso
2 limões sicilianos
10ml de molho de pimenta tabasco
Sal a gosto
Demais ingredientes:
2 Peras Williams
250g de camarão médio
100g de carpaccio de salmão defumado
50g de doritos 
10ml de Azeite 
Cebolinha à gosto

Modo de preparo: 
Refogue o camarão com um fio de azeite. Reserve.  Tempere o carpaccio com sal e suco de limão.  Retire a polpa do abacate e amasse. Incorpore o requeijão cremoso, o suco de um limão siciliano, o molho de pimenta e o sal. Misture bem e reserve. 
Corte as peras em fatias circulares finíssimas e reserve.

Montagem: 
Coloque uma fatia de pera, uma fatia finíssima do carpaccio, cubra o carpaccio com o guacamole, coloque o camarão sobre o guacamole. Decore com a tortilla de milho quebradinha e cebolinha fatiada finamente. Sirva como finger food².

Resultado final
Essa receita traz ao paladar texturas como a firme, porém, macia do camarão fresco e do carpaccio, crocante da tortilla de milho e da pera fatiada, cremosa do guacamole, complementando a experiência que, no gosto, é marcada por tons doces do camarão e da pera, salgados da tortilla, apimentado do guacamole, ácido também do guacamole e defumado do salmão -  uma verdadeira interação de sabores e texturas, sendo complexo, porém, agradável e saboroso.

Não foi à toa que impressionou. Façam e experimentem.


(¹) Concurso verão brasileiro da Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.(²) Finger food o termo que engloba canapés, comidinhas comidas com as mãos e petiscos que não necessitam de talheres para serem degustados.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...