quinta-feira, 27 de junho de 2013

A cerveja na gastronomia e beer shake

A cerveja, no Brasil (de uma maneira geral), está aliada à diversão, ao boteco, futebol, praia, amigos, mas, atualmente, aqui em nosso país, ela vem ganhando destaque em outra área: a gastronomia

A cerveja no mundo gastronômico tem como características a qualidade superior, a maior variedade de estilos e sabores agregados. E, agora, mais do que ser simplesmente tomada, a cerveja está sendo apreciada. Mas não é qualquer cerveja. A bebida que está em gosto atualmente é a cerveja especial e/ou artesanal. Sua notoriedade se dá através do status de bebida complexa e bem desenvolvida.

Estão sendo criados cursos nessa área, novas cervejarias estão surgindo, a exportação está crescendo a cada dia e o acesso as cervejas especiais vem melhorando consideravelmente.
Na prática, podemos dividir o uso da cerveja dentro da gastronomia em dois: em harmonizações (como de queijos e de chocolates) e o uso da cerveja como ingrediente em preparações. 

Na cozinha alemã, por exemplo, é comum o uso de cerveja no preparo de refeições. A cerveja é versátil, podendo estar exercendo diversas funções, de acordo com o prato que será executado. 

Portanto, a cerveja:
  •  Melhora a textura de carnes: as marinadas com cerveja, devido ao álcool, desnaturam a proteína externa da carne, tornando a superfície mais tenra;
  • Fermenta massas: compondo receitas como as de pão e pizza, contribui agregando ar nas massas;
  • Dá crocância a massas cremosas: massas líquidas espessas com cerveja agregam maior crocância à preparação, como no caso do tempurá;
  • Incorpora novos sabores às preparações: Dá aroma e sabor mais complexo na preparação de camarões com casca (fazendo com que os sabores desse crustáceo se assemelhem com o da lagosta), além de dar aroma especial a molhos e cremes salgados, como o fondue de queijo com cerveja.
Além das funções citadas, há uma variedade considerável de preparações interessantes e peculiares como os drinks contendo cerveja, brigadeiro de cerveja, bombons e sorvete sabor cerveja. 

A seguir, uma receita gelada e cremosa feita com cerveja.

Beer-shake



Ingredientes:
100ml de cerveja tipo Stout ou Porter
2 bolas grandes de sorvete de creme
Caramelo para decorar
Opcionais: Canudinho e Chantilly

Modo de preparo:
Bata com fouet¹mixer ou no liquidificador a cerveja e o sorvete, até que fique cremoso e uniforme. Sirva decorado com calda de caramelo. Se preferir, acrescente também chantilly.

Uma delícia refrescante!

Sugestão de leitura: Análise sensorial de cerveja.

(1)  Fouet: Utensílio manual utilizado para bater, misturar, aerar e homogeneizar diversas preparações.
Referências: Blog Lupulento, Arquivo de notícias do acessa mais comunicação, jornal de Santa Catarina e caderno mesa e sabor do Plox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...