quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Biscoito de baunilha com chocolate branco

Sabe aquela comidinha de sabor delicioso, textura especial e aroma inesquecível? Esse tipo de alimento tem um efeito incrível sobre a gente, dando aquela vontade de comer e ficar no aconchego de casa, nos braços da família e, se der, ouvindo barulhinho de chuva (lá fora). 

Além disso, a comfort food, traduzida não-literalmente como comida do coração, pode trazer à tona por meio dos sabores e aromas até lembranças da infância. 

E, para muitos, o biscoitinho caseiro dá prazer gustativo e ainda é um belo sinal de carinho. Aprenda a preparar um biscoito de baunilha com chocolate branco que dissolve na boca. 





Ingredientes:
200g de farinha de trigo sem fermento
100g de manteiga
75g de açúcar refinado
1 gema
5ml de extrato ou essência de baunilha
70g de chocolate branco derretido
15ml de creme de leite morno

Modo de preparo:
Em um recipiente, misture a gema, o açúcar e a manteiga. Então, adicione o extrato de baunilha e vá agregando a farinha de trigo aos poucos. Misture a massa delicadamente com a ponta dos dedos até que fique homogênea. O resultado será uma massa enxuta, que solta das mãos e do recipiente. Leve à geladeira por cerca de 30 minutos. 

Então, divida a massa e modele bolinhas. Achate cada uma das bolinhas e as disponha em uma assadeira¹, deixando espaço entre elas. Com a ponta do dedo, faça um buraco no meio de cada biscoito, mas sem atravessar completamente o biscoito. 

Leve para assar em forno pré-aquecido, utilizando a temperatura média de 160ºC. Quando os biscoitos ficarem sequinhos por fora e começarem a dourar, retire-os do forno e disponha-os em uma grade, para que esfriem e fiquem mais crocantes. 

Enquanto isso, prepare a ganache, misturando o chocolate branco derretido com o creme de leite morno. Então, é só preencher o miolo de cada biscoito com um pouco de ganache de chocolate branco. 




Dica: o chocolate branco pode ser substituído por chocolate ao leite ou meio amargo, além de caramelo, doce de leite ou geleia de frutas variadas.

Bom apetite!

E você, qual sabor é para você sinônimo de comfort food?
(¹) Não é necessário untar nem polvilhar a assadeira.
Referências: ICKFD, cookies e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...