Olá, @você! Tudo bem?
Meu nome é Lara Lins. Eu gostaria de compartilhar com você alguns pensamentos, vivências e experiências que tenho vivido.
Primeiramente, gostaria de tornar esse ambiente algo diferente do que costumava ser. Alguns anos já se passaram sem que novas publicações chegassem a esse blog. Talvez a questão fosse a forma que eu imaginei que as publicações e os conteúdos deveriam ser. Hoje me sinto muito mais livre para falar de mais assuntos, ainda que a conexão com a produção de alimentos não esteja diretamente ligada. E sim, eu gostaria muito de fazer essa troca de conhecimento com você.
Dito isso, vamos falar de alimentação saudável?
Precisamos ter em mente inicialmente que a saúde é definida como o estado de boa disposição física e psíquica, sendo chamado também de bem-estar (definição extraída do Oxford Languages).
Algumas pessoas levam consigo a noção de que ser saudável significa comer apenas alimentos saudáveis. Contudo, na minha visão, devemos considerar que manter sua alimentação saudável depende de dois pontos essenciais: equilíbrio e constância.
Como vimos, o termo 'saúde' é mais amplo do que apenas o aspecto fisico e que a saúde mental é essencial à qualidade de vida. Desse modo, conseguir estabelecer uma rotina alimentar que cuide da saúde física, mas que contemple a saúde mental é o caminho para o sucesso. E por sucesso, compreendo uma dieta saudável, seja para perda, manutenção ou ganho de peso.
Aproveito para adiantar que o termo dieta precisa ser ressignificado em nosso vocabulário oral. Já observei que muitas pessoas em muitos locais compreendem o termo 'dieta' no sentido mais restrito, relacionado mesmo a restrição. Eu prefiro interpretar a palavra dieta em seu sentido mais amplo, em que é considerada como dieta toda a rotina alimentar de um indivíduo (ou mais) em um determinado período de tempo. Dessa forma, o conjunto de alimentos e bebidas¹ consumidos no espaço de um dia, forma a sua dieta diária.
Então, para que minha alimentação seja considerada saudável, devo restringir minha dieta a apenas alimentos saudáveis?
Correndo o risco de parecer polêmica, eu responderei que não.
Em quantidades moderadas e em situações esporádicas, é possível comer algo que você goste, mas que não seja um alimento essencialmente saudável. Isoladamente, não será isso que fará com que você deixe de ser saudável. Em quantidades moderadas e de forma equilibrada, até esses alimentos vistos como vilões podem no auxiliar. Importa mais estar se alimentando corretamente durante 80% de seu tempo do que criar um plano insustentável de que sua alimentação será 100% saudável o tempo todo e todos os dias.
De fato, devemos focar em incluir e manter em nossa alimentação diária alimentos 'de verdade', que nos tragam nutrientes em quantidades adequadas para a manutenção da saúde de nossos corpos. Contudo, como satisfação e visando a saúde mental, será que eu deveria mesmo eliminar totalmente da alimentação aquele docinho que tanto gosto? O que você acha disso?
#saúdeécorpoemente 💪
¹ Nesse caso, as bebidas que serão consideradas como parte da dieta serão apenas as bebidas que possuem kcal.