sexta-feira, 5 de julho de 2013

Costela suína ao molho barbecue

A carne de porco é consumida pelo homem desde os primórdios. A pecuária suína data de 5000 a.C. na China e no Oriente Médio. E ainda é a carne mais consumida do mundo. Hoje, com a redução do teor de gordura da carne suína, é possível consumi-la e manter uma dieta equilibrada. Além de fazer parte de um hábito saudável, a carne suína é muito saborosa. 

Ao selecionar cortes suínos, verifique se a carne está com a cor rosada, com reduzida perda de água, tenra, porém firme, fina, elástica, suculenta e com pouca gordura.

Já o molho Barbecue¹ tem uma história bem mais recente: sua criação é datada em meados de 1600, no continente americano. O primeiro barbecue produzido de forma comercial só surgiu em 1923. Mas foi a empresa Heinz que popularizou o barbecue industrial. Hoje, seja caseiro ou industrial, esse é um dos molhos mais consumidos, não só nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro. A combinação entre carne de porco e Barbecue é bastante harmônica, sendo, assim, uma parceria de grande sucesso.

A seguir, a suculenta receita de costelinha suína ao molho Barbecue.

Receita:

Ingredientes:
1kg de costela suína cortada em pedaços médios
40ml de azeite
1/2 ramo de alecrim
1 maço de tomilho
1 dente de alho
Sal
Pimenta do reino
Molho Barbecue

Modo de preparo:
Tempere as costelas com sal, pimenta do reino, alho, azeite, uma parte do alecrim, folhas de tomilho e deixe na geladeira por cerca de 2 horas para absorver o sabor dos temperos.

Então, retire o excesso de tempero das costelas. Aqueça bem uma chapa (ou frigideira) e doure rapidamente a superfície das costelas. Pincele generosamente molho barbecue nas costelas douradas e embale-as em papel alumínio, colocando a parte brilhante do papel alumínio em contato com a carne. Coloque em forno pré-aquecido em temperatura média. Asse até que a carne esteja bem macia.

Decore com alecrim e sirva quente.


Bônus: Como fazer o molho Barbecue caseiro

Ingredientes:
100mL de extrato de tomate
50g de maçã verde
50g de cebola roxa
40g de mostarda de Dijon
20mL de molho inglês
10g de manteiga
1 pitada de sal
Açúcar mascavo
Suco de limão

Modo de preparo: Refogue a cebola roxa na manteiga. Reserve. Bata o extrato de tomate, a maçã verde, a cebola roxa, a mostarda, o molho inglês e o sal no liquidificador até que fique um creme homogêneo. Acerte o ácido com suco de limão e o teor de açúcar à gosto.

Bom apetite!

(¹) O termo barbecue é uma palavra de origem americana, que significa ‘carne preparada na grelha, braseiro ou espeto’. Esse termo é derivado da palavra ‘Barbacoa’, que designava a carne assada em braseiros localizados em buracos no chão, segundo a língua dos nativos da América Central.
Referências: carnesuínabrasileira.org.br, myhotarticles.net,  Apostila Senac SP e Acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...